quinta-feira, 16 de junho de 2011

Definindo o Futuro Agora: Uma Lição de Gerenciamento de Projetos

Ontem um aluno de gerenciamento de projetos pediu minha ajuda para entender melhor o gráfico (Fig. 2-2) da página 22 do PMBOK Guide (guia de melhores práticas de gerenciamento de projetos, publicado pelo PMI). A análise desse gráfico acabou me fazendo refletir num conceito essencial para o sucesso de qualquer projeto, não importa se pessoal ou profissional.


No início de um projeto, as pessoas envolvidas - sobretudo o líder - tem alto grau de influência sobre o futuro do produto ou serviço a ser entregue. À medida que o tempo passa, essa influência vai diminuindo até o ponto em que não há mais o que ser feito (pelo menos não no mesmo projeto). Considerando que todo projeto tem um ciclo de vida (início, meio e fim), a razão da queda de influência - ou força para agir - ao longo do tempo é simples: perde-se o timing. É como um humorista de stand-up que conta a melhor piada do mundo, "só" que na hora errada; simplesmente não vai funcionar.

Falando da curva oposta, o custo de mudanças é bem baixo no início, mas aumenta drasticamente no decorrer do projeto. O que isso significa? Que mudar o escopo ou corrigir as coisas erradas logo no início é bem mais barato - às vezes, nem envolvendo custos adicionais - porém, ao longo do tempo pode ficar caro até demais (no pior sentido da palavra "demais", em muito casos). Além de estourar seu orçamento, a entrega final poderá ser comprometida.

Dá o que pensar, não? Conheço gente que critica o processo de certificação. O valor da certificação não é o quadro emoldurado na parede, mas o conhecimento que se adquire no processo.


Um comentário:

  1. Este gráfico e imprecionantemente pratico e sua explicação foi incrível. Vc tem o diferencial.

    ResponderExcluir